07/08/2015

[ Tv ] Operadoras de TV brigam para regulação do Netflix no Brasil


As empresas que oferecem serviços de TV por assinatura estão incomodadas com o sucesso crescente de serviços de streaming no país e querem que produtos como Netflix encarem algum tipo de regulação.O assunto surgiu durante o congresso da ABTA, o mesmo que serviu de palco para a Vivo chamar o WhatsApp de serviço de pirata. A operadora, inclusive, também criticou o streaming - Rafael Sgrott, que representava a Vivo, lembrou que o "concorrente não está preocupado com o ICMS porque não paga ICMS".

"Se há um desequilíbrio, seja por uma regra tributária, seja por regulações, precisa ser corrigido. Tenho que executar x relatórios para comprovar minha qualidade, mas tem uma pessoa na Califórnia que não pensa em nada disso, só em performance e em como melhor atender o cliente", completou, segundo reporta o UOL.

Mas a Vivo não está sozinha nessa briga. Bernardo Winik, da Oi TV, disse que o sistema atual está prejudicando as operadoras, que precisam investir uma infraestrutura que aguente o serviço da concorrência. "A gente tem todas as obrigações, toda a regulação em cima, e o OTT [quem usa a rede do outro para oferecer seus produtos] está livre leve e solto. Cabe às operadoras todo o investimento para suportar a demanda de vídeos. E do outro lado você tem alguém que está colhendo alguns frutos dessa cadeia de valor."