19/07/2015

Comida para ser Feliz! - Alimentação contra a depressão


Existe receita para a felicidade? Em tese não, pois ser feliz é uma questão individual - cada um tem a sua maneira -, no entanto, é sabido que algumas coisas simples representam grandes fontes de bem-estar, e certos alimentos possuem nutrientes diretamente ligados ao prazer.

Nas últimas décadas, a questão da depressão vem sendo tratada de forma mais séria e aprofundada. Diversos estudos científicos são feitos periodicamente para verificar a relação dos nutrientes de alimentos com as emoções e sua eficácia em quadros da doença, que atinge cerca 20% da população mundial. Apesar de ainda não serem conclusivos, os resultados se mostram cada vez mais animadores.

"Vários nutrientes são necessários para que o cérebro produza neurotransmissores – substâncias responsáveis pela comunicação entre as células nervosas e por sensações de bem-estar, prazer, apetite e libido. Certos nutrientes, como ômega 3, zinco e ferro, por exemplo, exercem efeito benéfico sobre as substâncias químicas cerebrais relacionadas especificamente ao humor", disse a nutróloga Maria Del Rosário, da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia).

Uma das pesquisas recentes mais importantes, realizada pelo departamento de psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Chang Gung, em Taiwan, levantou evidências de que os ácidos graxos ômega 3, encontrado nos peixes, poderiam ter efeito positivo no tratamento de pacientes deprimidos. Esse tipo de gordura ativa os receptores cerebrais, facilitando a fabricação da serotonina, um dos mais importantes neurotransmissores relacionados ao bom humor e à saciedade.

Fonte de prazer: Apesar do ômega 3 ser um dos nutrientes mais potentes na hora de levantar o astral, várias outras substâncias desempenham papel importante nesse processo. Uma delas é o aminoácido triptofano (presente em alimentos proteicos), que aumenta a produção da serotonina no cérebro. Seu aliado nessa tarefa são os carboidratos.

Veja abaixo alguns alimentos importantes que farão sua vida mais feliz:


- Frutas vermelhas: amoras, morangos e cerejas são ricas em antocianidina, poderoso antioxidante que defende o organismo contra os ataques dos radicais livres, e ajudam a modular o humor. São também ricas em vitamina B6, coadjuvante no metabolismo de substâncias que regulam o ânimo.




- Espinafre: fonte de inúmeros nutrientes, como folato, betacaroteno, vitaminas A e C, potássio, cálcio e ferro. Eles agem simultaneamente para o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso.Também concentra magnésio, que atua na estabilização do metabolismo cerebral, ajudando a modular o humor.

- Chá-verde: contém diversos antioxidantes, como polifenóis e catequinas, que ajudam a reduzir o estresse e diminuem os radicais livres no cérebro, protegendo, assim, os neurônios e afastando riscos de inflamação. Apesar desses benefícios, não vale abusar. Doses exageradas de chá-verde podem favorecer irritabilidade e ansiedade, por conter cafeína, uma substância estimulante.

- Cereais integrais: milho, trigo e arroz (pão e massa integrais). Eles ajudam produzir serotonina, além de conferir energia ao organismo. A proteína do milho, chamada de zeína, tem ainda a capacidade de atuar no sistema nervoso, evitando a depressão.



Outros alimentos importantes: Mel, abacate, brócolis, banana, ovo, frutas oleaginosas e pimenta.